A competição é o centro dos eventos a serem criados na Padelteams.
Cada competição tem de pertencer a um clube.
Quando o utilizador que está a criar a competição não fizer parte de um clube, é usado por defeito o clube Padelteams.
É na competição que acontecem os jogos, que precisam de jogadores, que por sua vez podem estar ligados em equipa, numa determinada categoria. Cada categoria tem o seu esquema de confronto dos intervenientes e regras de desempate da classificação, que podem ser herdadas da competição.
A sequencia normal de uma competição é:
- Criar a competição.
- Definir os parametros base da competição para abrir as inscrições, como o regulamento, quem é o árbitro, o diretor de prova, quando abrem e fecham as inscrições, que prémios existem e qual o custo de inscrição, que regras de desempate existem por defeito, quem se pode inscrever numa segunda categoria, etc.
- Criar as categorias
- Publicar a competição para aceitar inscrições.
- Pagamentos.
- Definir o esquema de cada categoria.
- Definir que inscrições (individual/equipa) jogam em cada grupo.
- Definir calendário dos jogos.
- Inserção dos resultados.
- Criação do ranking da competição.
Durante o tempo de vida de uma competição, os dados estão sempre atualizados, pois de cada vez que se faz uma operação, é verificado se esta afeta operações seguintes, e quando necessário automaticamente a informação é atualizada. Assim, após a definição de um esquema, por exemplo, os jogos são automaticamente criados, ou após a inserção de um resultado, é verificado se o grupo ao qual o jogo faz parte pode fechar e passar as equipas para a fase seguinte.
Em tempo real os jogadores acompanham estes desenvolvimentos, na página pública da competição, que está sempre disponível após a sua criação.
Em termos de consumo de tempo necessário para cada ponto da criação de uma competição, este pode dividir-se genericamente em termos percentuais, como mostra a imagem a seguir.