Regulamento
l Edição IPMadeira Padel Tour 2022
27 a 31 de Julho
1. Organização/Tipo de prova
1.1. É uma organização por parte da pme IPMadeira e decorrerá nos dias 27 a 31 de julho.
1.2. Será disputado nos dois campos de padel outdoor do C.S. Marítimo no Clube de Ténis do Funchal.
1.3. É uma prova social.
2. Objetivo
O objetivo deste torneio é promover a modalidade, as infra-estruturas bem como o convívio competitivo, a prática de desporto na sociedade e ainda promover a pme IPMadeira são e dinâmico de todas as duplas participantes. Sendo este o ano de arranque deste torneio, com uma envergadura regional, é provável que à medida que a prova decorra possa haver alguns ajustes no regulamento, sempre com o intuito de melhorar e motivar a participação de todos.
3. Informações
3.1. O torneio IPM Padel Tour está limitado a um total de 48 duplas, divididas por 3 níveis:
Nível 2 – Intermédio (8 Duplas)
Nível 3 – Iniciação + (20 Duplas)
Nível 4 – Principiante (20 Duplas)
3.2. Todas as informações relativas ao torneio (programa, regulamento, sorteio, etc..) serão, atempadamente, colocadas no instagram do torneio: @ipmpadeltour
4. Inscrições/Pagamento
4.1. A inscrição das duplas é feita através do formulário disponível na página de instagram do torneio (@IPMadeiraPadelTour), até o dia 23 de julho de 2022. Dados necessários: indicação do nível, nome dos jogadores,data de nascimento, sexo, telefone e e-mail de contacto e tamanho da t-shirt do evento;
4.2. A taxa de inscrição é de 40€ por dupla;
4.3. O Pagamento deverá ser obrigatoriamente efetuado até o dia 23 de julho de 2022 no ato da inscrição, (após a publicação no instagram do torneio da lista definitiva das duplas participantes - dia 23 de julho), através de MBWAY (914186724) ou através de transferência bancária para o NIB/IBAN: PT50001800080089047402011;
4.4. O não pagamento da inscrição por parte das duplas durante este período, levará à sua exclusão e a vaga será ocupada pela dupla suplente e assim sucessivamente;
4.5. Os atletas/duplas apenas poderão inscrever-se num dos níveis;
4.6.A organização poderá solicitar a subida ou descida de nível de determinada dupla.
5. Prémios
5.1. O prémio para os vencedores será de 500€ caso tenha as 48 duplas presentes no torneio caso contrário os prémios serão ajustados consoante as duplas inscritas no torneio, distribuído por todos os níveis no último dia do torneio (domingo, dia 31 de Julho de 2022);
5.2. Serão entregues prémios aos finalistas de cada nível;
5.3. Todos os participantes terão direito a uma t-shirt alusiva ao torneio.
6. Sorteio e outras considerações
6.1. O sorteio é da responsabilidade da organização;
6.2. A ordem de jogos será colocada na página do instagram do respetivo torneio;
6.3. O atraso de 15 minutos de qualquer jogador em campo, relativamente à hora marcada e/ou prevista para os encontros, poderá ser penalizado com a sua desclassificação, após análise por parte da organização do torneio. Assim, é recomendado aos atletas que compareçam 30 minutos antes da sua hora prevista de jogo.
7. O Sistema de Competição/Disputa de Encontros será o seguinte
7.1. 1.ª Fase (Fase de grupos) – Num sistema de todos contra todos (sistema Round Robin), apurando-se para a 2.ª fase o 1.º e 2.º classificado de cada grupo no nível 2. E ainda nos níveis 3 e 4 o 1º classificado de cada grupo e os 3 melhores 2º classificados. Em caso de empate dos 2 lugares, o critério de desempate é o seguinte.
Em caso de empate dos 2º classificados:
7.2. Nível 2, 3 e 4 os encontros serão jogados no Sistema Proset (jogos até 9 com diferença de dois, em caso de empate a 8 jogos, será realizado um “Tie-Break” (até 7 pontos) (com ponto de ouro), isto na fase de grupos, quartos de final e ainda nas meias final nos níveis 3 e 4.
Nas meias finais nível 2 e finais de todos os níveis serão jogadas à melhor de 3 partidas com “Tie-Break” (até 7 pontos) nas duas (2) primeiras (com ponto de ouro), sendo a terceira partida um “Super Tie-Break” (até 10 pontos, com diferença de 2).
8. Bolas
O circuito de padel será jogado com bolas Kuikma
9. Aquecimento
O período máximo de aquecimento em todos os encontros será de 3 minutos.
10. Horários
No acto da inscrição em qualquer etapa do Circuito, todos os atletas declaram que estão aptos a participar nos horários definidos pelas respectivas organizações.
11. Conduta de Ética Desportiva
11.1. Todos os atletas deverão comportar-se cordial e educadamente durante todo o tempo em que permaneçam no âmbito da competição, ainda que não estejam a participar na mesma e respeitar qualquer pessoa que se encontre na mesma situação;
11.2. Nenhum atleta deverá proferir obscenidades audíveis reconhecidas como sendo ofensivas ou de má educação e ditas claramente e num tom suficientemente alto para ser ouvidas pelo juiz-árbitro, espectadores e organizadores do torneio. Os atletas também deverão evitar obscenidades visíveis, ou seja, sinais ou gestos com as mãos, raquete e bolas que tenham algum significado obsceno ou possam ofender terceiros;
11.3. Os atletas não podem, em momento algum, atirar a bola violentamente para fora do campo, nem para o lado oposto da rede sem que ainda esteja a decorrer o ponto;
11.4. Não podem em momento algum jogar intencionalmente ou bater de forma violenta com a raquete no chão, na rede, na cadeira do árbitro, na malha metálica ou qualquer outro elemento das instalações;
11.5. Os atletas devem comportar-se a qualquer momento de uma forma desportivamente correcta, evitando qualquer ação que vá contra o espírito desportivo, da competição ou em geral contra as normas estabelecidas ou um jogo limpo.
11.6. Se um atleta abandonar injustificadamente uma prova, perde todo o direito ao prémio que tinha alcançado até ao momento. Os prémios devem ser atribuídos na cerimónia de encerramento. Se a ausência for injustificada o atleta perde o direito ao prémio.
11.7. Se uma dupla abandonar, ou não participar injustificadamente, num encontro na fase de grupos, por forma a evitar outra dupla na fase eliminatória, fica automaticamente expulsa do torneio.
12. Penalizações
12.1. Uma infração no decorrer de um encontro de qualquer dos aspetos mencionados no ponto 11 será sancionada pelo juiz-árbitro do torneio de acordo com a tabela de penalizações em vigor para o presente evento.
12.2.Tabela de Penalizações: Primeira infração: Advertência; Segunda infração: Advertência com perda de ponto; Terceira infração: Advertência com desqualificação.
13. Algumas competências do juíz árbitro
13.1. Aplicar as Faltas de Comparência (FC), sendo este um poder exclusivamente seu.
13.2. Poderá controlar todos os encontros que decorrem com a sua presença nos campos (na medida do possível) assim, na ausência de Árbitro de Cadeira, pode executar funções que são específicas deste, como fazer o sorteio ou resolver algum conflito.
13.3. Tomar a decisão final, quando há divergências entre os jogadores num encontro disputado sem Árbitro de Cadeira. Se a divergência se prolongar, exigir a conclusão da disputa dentro de 25 segundos sem a sua a intervenção ser requerida. Se não se desfizer a disputa, tomar a decisão final.
14. Responsabilidade
Todos os atletas que se inscrevem neste torneio estão inteiramente a sua responsabilidade em caso de lesão.
15. Considerações
Qualquer caso omisso ao presente regulamento será resolvido pela organização.