1. ESTRUTURA DA PROVA
Todas as categorias terão Fase de Grupos e Eliminatórias, desde que o número de duplas assim o permita.
1.1 FASE DE GRUPOS
Cada uma das duplas defrontará as outras do grupo em partidas em regime de ProSet (Set até aos 9), recorrendo-se ao ponto de ouro, passando à fase a eliminar as 2 melhores duplas de cada grupo (em função do número de duplas da categoria, poderá ser necessário fazer algum ajuste a esta regra).
1.2. ELIMINATÓRIAS
Todas as eliminatórias que precedam as Meias-Finais continuarão a ser disputados em regime de ProSet, sendo estas idealmente disputadas à melhor de 3 Sets com Super Tiebreak (Tie-break até aos 10) no 3º Set e as Finais à melhor de 3 Sets com 3º Set, sempre com ponto de ouro. No entanto, por questões de horário, poderemos ser obrigados a manter o ProSet nas meias-finais das categorias mais baixas e usar o Super Tiebreak no 3º Set de algumas finais.
2. JOGOS
Tempo máximo para aquecimento: 5 min.
O serviço de abertura de partida será determinado por sorteio (moeda ao ar, raquete a rodar ou outro método rápido desde que acordado por ambas as duplas). A dupla sorteada decide quem começa a servir e a outra pode escolher o lado do campo em que começa a jogar.
No caso de se chegar a 8-8 num ProSet, o jogo seguinte será disputado em Tie-break (até aos 7, portanto).
Salvo acordo expresso entre os 4 jogadores da partida, as duplas devem trocar de lado ao final do 1º jogo e depois de 2 em 2.
Por imperativos de horário, o juíz-árbitro poderá determinar o final de uma partida, caso esta se esteja a arrastar por demasiado tempo. Poderá, eventualmente, recorrer-se a um de ponto de ouro se a partida estiver empatada.
Para as definições das situações de jogo (regras gerais), seguir-se-á o regulamento de padel da federação portuguesa.
3. REGRAS DE DESEMPATE
1. Jogos Ganhos vs Jogados (regra base)
2. Confronto direto (se for entre 2 equipas)
3. Diferença entre Jogos Ganhos vs Jogos Perdidos em todos os confrontos realizados
4. Mais Jogos Ganhos em todos os confrontos
5. Mais Jogos Ganhos nos confrontos entre as equipas empatadas
6. Ordem de inscrição no Torneio
7. Sorteio
4. DESISTÊNCIAS E REPESCAGENS
4.1. Se uma dupla desistir sem ter realizado os jogos todos da fase de grupos mas tiver realizado pelo menos 1, os resultados dos jogos realizados passarão a derrotas por 9-0, para que deste modo não haja equipas do grupo a ficarem beneficiadas relativamente a outras.
NOTA: A falta de comparência a 1 jogo não implica o abandono (desistência) do torneio por essa dupla.
4.2. Por limitação da app "Padel Teams" (que não permite a alteração da dupla que vai disputar o jogo seguinte sem que se altere o resultado), não haverá lugar a repescagens.
5. HORÁRIOS
Poderá haver necessidade de pequenos ajustes aos horários (que podem ser motivados por jogos mais demorados, ou jogos mais rápidos (9-0 ou 9-1), ou até jogos que nem se chegaram a realizar por falta de comparência, ou ainda por coincidência de jogos de alguém que passou à fase seguinte nas 2 categorias, sendo obrigatório desfasar os seus jogos), pelo que cada atleta deverá ter o cuidado de ir verificando de forma regular o seu calendário, particularmente nos dias das eliminatórias (SÁBADO e DOMINGO), em que os horários são sempre bastante dinâmicos e estarão sistematicamente a ser acertados. Por isso, não esperem que seja a Direção de Prova a informar dessas alterações, senão não se fazía mais nada...
Para o bom desenrolar do Torneio, os atletas TÊM que se apresentar no clube no mínimo 20 min. antes da hora do seu jogo, para que não se atrase o início da partida, ou até se possa recuperar de um eventual atraso no caso do campo ficar livre antes do previsto.
Não serão tolerados atrasos superiores a 10 min., sendo declarada falta de comparência assim que seja excedido este tempo se não for dada uma razão válida e aceite pelo juíz-árbitro. À falta de comparência equivalerá uma derrota por 9-0.
IMPORTANTE: Se, por exemplo, um campo vagar 20 min. mais cedo do que a hora prevista, o tempo para a tolerância de atraso (10 min.) começará a contar a partir dessa altura, uma vez que existe a obrigatoriedade das duplas se apresentarem 20 min. antes da hora prevista.
6. Não serão toleradas condutas anti-desportivas. Se o juíz-árbitro advertir um jogador duas vezes pela mesma razão ou três vezes por razões diferentes, a vez seguinte implicará que a dupla desse jogador perca o jogo ou até a partida que se estiver a desenrolar, mantendo neste caso o número de jogos vencidos que tinha até ao momento. Caso se justifique, a pena poderá ser agravada, de modo que a dupla prevaricadora não tire benefício algum da sua atitude. Se a situação for mesmo grave, a dupla poderá ser excluída da competição, sem direito a qualquer reembolso.
7. Qualquer regra omissa será decidida no momento pelo juíz-árbitro.