Tem ranking | Não |
Total categorias | 5 |
Total participantes | 55 |
Total jogadores | 110 |
1. ESTRUTURA DA PROVA
As duplas serão divididas em grupos de 6, as quais farão 5 jogos de 20 min. de modo a defrontarem todas as duplas adversárias. O vencedor de cada categoria será determinado pela classificação final do grupo.
2. JOGOS
Serão dados 10 min. para aquecimento e o serviço de abertura de partida será determinado por sorteio (moeda ao ar, raquete a rodar ou outro método rápido desde que acordado por ambas as duplas). A dupla sorteada decide quem começa a servir e a outra pode escolher o lado do campo. Os jogos serão disputados com ponto de ouro.
Os jogos começarão sempre ao mesmo tempo nos 6 campos e acabarão todos ao mesmo tempo, ao som de um apito ou corneta.
Só será contabilizados jogos completos. Especial atenção aos seguintes casos específicos:
- Se o apito soar e estiver, por exemplo, 4-4 e 30-30, tem que se disputar um ponto de ouro para determinar o vencedor;
- Se o apito soar e estiver, por exemplo, 30-0, isso não conta para nada, a menos que a partida esteja empatada em jogos (p. ex., 4-4), vencendo nesse caso a dupla que estava à frente no jogo incompleto;
- Se o apito soar e pelo menos uma das duplas estiver nos 40 (ou seja, falta apenas 1 ponto para se fechar mais 1 jogo), esse ponto final deve ser terminado;
- Se o apito soar no preciso momento em que uma equipa acabou de chegar aos 40, devem disputar um ponto extra para que se dê a oportunidade de se fechar mais 1 jogo (mas é mesmo só uma oportunidade, ou seja, não vão fazer pontos até terminar o jogo).
3. REGRAS DE DESEMPATE
1. Jogos Ganhos vs Jogados (regra base)
2. Confronto direto (se for entre 2 equipas)
3. Diferença entre Jogos Ganhos vs Jogos Perdidos nos confrontos entre as equipas empatadas
4. Diferença entre Jogos Ganhos vs Jogos Perdidos em todos os confrontos realizados
5. Mais Jogos Ganhos em todos os confrontos
6. Ordem de inscrição no Torneio
7. Sorteio
4. DESISTÊNCIAS E REPESCAGENS
4.1. Se uma dupla desistir sem ter realizado os jogos todos da fase de grupos mas tiver realizado pelo menos 1, os resultados dos jogos realizados passarão a derrotas por 9-0, para que deste modo não haja equipas do grupo a ficarem beneficiadas relativamente a outras.
5. HORÁRIOS
Para o bom desenrolar do Torneio, os atletas devem apresentar-se no clube pelo menos 20 min. antes da hora do seu jogo, para que, entre outras coisas, não se atrase o início da partida.
Num evento em que os jogos serão realizados com tempo pré-determinado (20 min.) e em que começam e acabam sempre nos 6 campos todos à mesma hora, NÃO SERÃO TOLERADOS ATRASOS, sendo atribuídos 2 jogos à dupla adversária por cada 5 min. de atraso e declarada derrota por 9-0 se não se chegar a jogar qualquer minuto.
6. Não serão toleradas condutas anti-desportivas. Se o juíz-árbitro advertir um jogador duas vezes pela mesma razão ou três vezes por razões diferentes, a vez seguinte implicará que a dupla desse jogador perca o jogo ou até a partida que se estiver a desenrolar, mantendo neste caso o número de jogos vencidos que tinha até ao momento. Caso se justifique, a pena poderá ser agravada, de modo que a dupla prevaricadora não tire benefício algum da sua atitude. Se a situação for grave, a dupla poderá ser excluída da competição, sem direito a qualquer reembolso.
7. Qualquer regra omissa será decidida no momento pelo juíz-árbitro.